Programa de tuberculose de Guaratinguetá está entre os 20 melhores do Estado
Prefeitura de Guaratinguetá

melhores

Guaratinguetá ficou entre os 20 municípios do Estado de São Paulo que tiveram seu trabalho de prevenção e combate à tuberculose reconhecido pelo Governo do Estado.

As cidades com índices acima de 85% de cura da doença em 2013, receberam um certificado nesta terça-feira (30), durante o Fórum Estadual da Tuberculose, promovido uma vez por ano, pela Secretaria Estadual da Saúde. O evento ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Representaram a Prefeitura de Guaratinguetá no Fórum o secretário municipal de Saúde, Edison Riccomi, a subsecretária de Saúde, Goret Niitsu, a supervisora da Vigilância Epidemiológica do município, Karina Nunes Regino, e a visitadora em saúde do programa municipal de tuberculose, Rosa Maria Sinésio.

O certificado "Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose" também já foi conquistado pelo município em 2007, 2008 e 2010.

Programa - O atendimento aos pacientes com suspeita ou com confirmação de tuberculose é feito por uma equipe especializada, no Centro de Saúde, localizado na região central de Guaratinguetá.

Todos os pacientes que passam pelas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Pronto-Socorro com tosse há mais de três semanas são encaminhados para realizar uma baciloscopia (exame de escarro).

Quando o resultado é positivo, o paciente inicia o tratamento no Centro de Saúde, onde recebe medicação diariamente, vale para café e vale transporte.

A equipe médica também chama todos familiares dos pacientes para passarem por exames para verificar se mais alguém contraiu a doença.

No momento, estão tratando a tuberculose 14 pacientes pelo SUS em Guaratinguetá e outros dois estão internados.